Geralmente quando pensamos em fazer uma longa caminhada, a palavra “Trekking” logo nos vem à cabeça e, quando é mencionada, associamos imediatamente esta caminhada a uma trilha em meio a natureza, não é mesmo? Mas o que realmente esse termo significa e que tipo de caminhada se caracteriza como trekking?
Alguns profissionais separam as trilhas basicamente em duas: o hiking, que é uma caminhada de menor duração, na qual os participantes atravessam uma trilha ou vão e voltam em apenas um dia, podendo essa trilha ser ou não auto guiada. Já o Trekking, é uma caminhada mais longa na qual está implícita a necessidade de pernoite durante a travessia.
Para outros, é uma caminhada por trilhas próximas a montanhas ou qualquer região com relevo acidentado, praticadas fora do ambiente urbano e que às vezes é preciso utilizar equipamentos de segurança. Há também quem diga ser simplesmente caminhadas em trilhas naturais, à procura do contato com a natureza, com emoções e superações em ambientes naturais, como é popularmente atribuído no Brasil.
No entanto, alguns outros estudos mostram uma maior abrangência deste termo, e com base no trabalho de conclusão de curso de Kenia Maria Dias Gomes para o curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal de Goiás, iremos contar seu contexto histórico e expor outras definições.
O trabalho de Kenia apresentou a opinião de alguns especialistas que ressaltaram que não há uma definição de modalidade trekking, visto que o assunto nunca foi devidamente discutido e também não há uma regra básica, mas que se pode estabelecer diferenças quanto à regularidade, velocidade, distâncias dos trajetos ou se é competitivo ou não. Ou seja, não necessariamente se define o que é um trekking, mas sim os tipos de trekking.
Segundo Amorim e Bittencourt explicaram em 2006, a palavra trekking surgiu no século XIX, passou a ser utilizada pelos trabalhadores holandeses que viajavam bastante e habitavam a África do Sul como os primeiros colonos. Estes viviam se locomovendo em busca de melhores ambientes, com maiores recursos, como por exemplo água, e por isso a palavra “trek”, recebe “migrar” como significado, pois os colonizadores holandeses migravam por regiões em longas caminhadas a pé.
Algum tempo depois, após o domínio britânico na região da África do Sul, e devido às aventuras dos exploradores que se dirigiam ao interior do continente em busca de conhecimentos e descobertas (dentre elas a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro) a palavra “Trek” foi inserida na língua inglesa, ganhando o significado de “longas e difíceis caminhadas”.
A Iron Adventure disse em 2010 que o termo trekking vem de “trek”, originário da língua africâner e que este termo começou a ser expandido no início do século XIX pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores que colonizaram a África do Sul, e o verbo “trekken” significa “migrar”, num sentido de sofrimento e resistência física.
O estudo ainda relata que os ingleses invadiram a região da Cidade do Cabo em 1806 e lutaram contra os bôeres vencendo a guerra. Trinta anos mais tarde, milhares de bôeres deixaram a Cidade do Cabo e embrenharam o país em busca de liberdade, riquezas e afastamento de seus inimigos ingleses. Essa retirada ficou conhecida como “Great Trek” (ou “grande marcha”), e assim deu origem à palavra “trekking”. Desde então, o termo foi introduzido na rotina sul africana e virou uma atividade esportiva nacional até os dias de hoje. A região atrai pessoas do mundo inteiro que gostam de se aventurar nas difíceis caminhadas, que são as mesmas trilhadas pelos bôeres.
Hoje existem diversos formatos e tipos de trekking, que variam desde o trekking independente, que pode ser classificado como o tipo de trekking que se faz por decisão própria, sem uma equipe ou organização por trás, com finalidade somente recreativa e buscando concluir um percurso.
Também existe o trekking de regularidade que é uma modalidade esportiva, com regras e organização, na qual os participantes se dividem em equipes não apenas a fim de concluir um trajeto, mas de vencer uma prova. Nesta competição, os integrantes das equipes devem percorrer lugares desconhecidos com tempo exato determinado pela organização da prova. O trekking de regularidade é uma modalidade muito crescente no Brasil e no mundo, podendo ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, precisando apenas de disposição para caminhar em ambientes diversos.
Hoje alguns estados brasileiros já possuem federações que fiscalizam e organizam competições.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esta modalidade esportiva e de aventura, que tal agendar uma caminhada? Para isso conte com nossa ajuda, temos muitas opções de roteiro e parceria com os melhores profissionais em ecoturismo em várias regiões do Brasil. Clique aqui https://bit.ly/33rGeFj e tire todas as suas dúvidas.